• Atendimento Médico Seg-sexta 7:30h - 16:45h

  • (11) 2776.2700 Consulte-nos

COMUNICADO IMPORTANTE: O prazo para cumprir os eventos de SST do e-Social do Governo está se aproximando para empresas do Grupo II, não deixem para última hora e façam a adesão à Plataforma SST. Caso sua empresa faça parte do Grupo I já iniciou em 13/10/2021 - INFORME-SE.





Vamos aprender sobre Ergonomia nr17?

ERGONOMIA NO TRABALHO

A ergonomia no trabalho é a ciência que estuda, desenvolve e aplica regras e normas para organizar o trabalho, buscando torná-lo compatível com as características físicas e psíquicas dos trabalhadores..





O que é ergonomia no trabalho e qual seu impacto?

A ergonomia no trabalho é uma área de estudo que visa estabelecer práticas e condições de trabalho que favoreçam a saúde do colaborador na execução de suas tarefas diárias. A ideia é possibilitar que seus esforços não gerem nenhum impacto na saúde física, como as LERs/Dorts, dores ou qualquer dificuldade.

Na prática, se trata de ajustar o trabalhador à sua obrigação de trabalho sem que ele sofra com ela, especialmente por conta das longas horas de expediente. Por exemplo, se o profissional precisa passar 8 horas por dia em mesas de computador, de frente para um monitor e sentado, a ideia é minimizar ao máximo qualquer consequência que esse cenário possa gerar à saúde dele.

Assim, o papel da ergonomia é ser um estudo que possibilite gerar as soluções ideais para cada situação. Em empresas, a ergonomia deve ser um conceito praticado pelos profissionais responsáveis por esse setor, comumente conduzido pela Segurança do Trabalho.